terça-feira, 16 de julho de 2013

Quantos pontos o Atlético pode fazer ainda no primeiro turno?

[Foto: Site Oficial]
Com apenas 6 pontos, na vice lanterna da competição, já é hora do torcedor atleticano começar a fazer cálculos de quanto falta para fugirmos da Zona do Rebaixamento. O "número mágico" é o mesmo de sempre: 45 pontos.

Proponho então uma análise simples e rápida dos próximos adversários do Furacão neste primeiro turno, tentando ser otimista e realista ao mesmo tempo. Segue os confrontos:

Corinthians (casa) - 3 pontos


Pela fase "morna" do adversário podemos vencer a partida. O que pode complicar é a volta de jogadores que estavam no DM, como Danilo e Sheik. O histórico recente é de empates (veja aqui).

Portuguesa (fora) - 1 ponto


Candidato ao rebaixamento, a Lusa pode ser considerada adversário direto. Mas pelo histórico horrível do Atlético contra eles jogando fora de casa (veja aqui), um empate pode ser um bom resultado.

Atlético-MG (fora) - 0 ponto


Melhor time do Brasil no primeiro semestre, ainda não perdeu dentro do estádio Independência, um empate pode ser considerado um excelente resultado, mas o resultado provável é a derrota.

Goiás (casa) - 3 pontos


Adversário direto e fraco, em casa. Nada além da vitória seria aceitável.

Bahia (casa) - 3 pontos


Adversário direto e fraco, em casa. Nada além da vitória seria aceitável. [2]

Internacional (fora) - 1 ponto


O colorado gaúcho vem formando times bons ano após ano, mas no Brasileiro insiste em não fazer boas campanhas, perdendo pontos importantes inclusive em casa. Podemos roubar um ponto deles.

São Paulo (fora) - 1 ponto


Time regular, com 2 ou 3 ótimos jogadores. Estão em crise hoje, mas na data do confronto podem não estar. Quase nunca vencemos lá (veja aqui), um empate seria um bom resultado.

Criciúma (casa) - 3 pontos


Mais um confronto direto, contra o time que provavelmente tem a folha salarial mais baixa da competição. Temos que vencer.

Botafogo (casa) - 1 ponto


Não tem um grande elenco, mas tem Seedorf, e vem organizado desde o início do ano. Hoje briga pelas primeiras posições, e se continuar neste ritmo, mesmo jogando em casa, um empate contra eles parece aceitável.

Náutico (fora) - 3 pontos


Lanterna do campeonato no momento, deve ser um dos rebaixados, e mesmo com um retrospecto horrível contra eles fora de casa (veja aqui), uma vitória seria fundamental para "matar" possíveis tropeços em casa.

Santos (casa) - 1 ponto


Depois de demitir Muricy, o time da Vila vem melhorando seu rendimento, com a principal contratação da temporada, Montillo, correspondendo as espectativas. Deverá ser um jogo complicado, um empate estaria de bom tamanho.

Vasco (fora) - 0 ponto


Time fraco, mas com um bom técnico recém contratado. Deve elevar o rendimento da equipe, que também contará com Juninho Pernambucano para o resto do campeonato. O retrospecto lá também não ajuda (veja aqui). Uma derrota não seria surpresa.

---

Mancini


Com esses resultados (20 pontos em 36 disputados) o Atlético fecharia o primeiro turno com 26 pontos, provavelmente longe da ZR, o que daria forças para Vagner Mancini se manter no cargo para o segundo turno.

Num cenário menos otimista podemos imaginar empates contra Corinthians, em casa, e Náutico, fora, além de derrotas contra São Paulo e Internacional, ambas fora de casa. Com esses resultados o Atlético fecharia o primeiro turno com 20 pontos, provavelmente na ZR, e dificilmente com Mancini no cargo.

Situação complicada, mas longe de ser impossível. Vamos torcer!

SRN

---
RSS - Twitter - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário