sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sobre o caso de Oruro

libertadores 2013
Sem câmeras de segurança ficou
difícil identificar os responsáveis.
Desde o episódio ocorrido em Oruro, na partida entre San José e Corinthians, venho defendendo via twitter a teste de que punição aos clubes não resolve nada.

Como já escrevi muito sobre o assunto, coloco aqui um resumo dos "tweets" e um trecho de um post no blog do PVC, na espn.com.br, que resume bem a minha opinião sobre o assunto.


"E a Conmebol continua engatinhando no que diz respeito a segurança nos estádio! Cade as imagens do ocorrido? Ah, não tinha câmera né...".

"Se a Conmebol exigisse o mínimo de segurança nos estádios, o ocorrido teria sido filmado, e O RESPONSÁVEL seria facilmente flagrado!".

"Enquanto a violência de indivíduos continuar sendo "remediada" com punições aos grupos (torcidas e clubes), nada vai mudar!".

"A única "desculpa" pra punir os clubes pela ação de suas torcidas seria mobilizá-los a se organizarem em prol da segurança no futebol!".

"Mas pelo histórico, não adianta nada punir os clubes. Até se organizam por um tempo, depois se esquece tudo até a próxima tragédia!".

"A única solução definitiva é exigir segurança ANTES de liberar os estádios! Câmeras, estrutura, etc...".

"Os jornalistas defendendo o remédio burro que é a punição ao clube. Adianta pra hoje, daqui a 5 anos tudo se repete!".

"É inacreditável, praticamente todos os jornalistas (e formadores de opinião) falando em utilizar o Corinthians como EXEMPLO! Acordem!".

"Punir o clube como EXEMPLO é o que sempre se fez... temos é que exigir dos clubes estrutura para punir os indivíduos!".

"Se não tem estrutura, não joga no estádio! PONTO!".

"Em 2009 falaram em punição EXEMPLAR ao Coritiba, ela veio, e agora, me respondam: Resolveu?".

"Deixo a pergunta: será que o indivíduo que atirou o sinalizador nunca fez nada digno de banimento dos estádios aqui no BR?".

"Agora o Corinthians foi punido, todos ficam com sensação de justiça feita, e semana que vem o indivíduo culpado estará no Pacaembu!".

"Vi poucos jornalistas questionando onde está o culpado, que já foi identificado por câmeras da TV, pq no estádio não tem câmeras!".

rebaixamento coxa
Punição "exemplar" ao clube e parte
dos responsáveis hoje frequenta o Couto
"As pessoas não entendem que "punir" os clubes é o que fazemos há anos, tem é que exigir dos clubes estrutura, ANTES de acontecer!".

"Agora no #RedaçãoSportv lembram a punição ao Coritiba como solução! Mas esquecem que vários dos "invasores" continuam indo aos jogos!".

---

E do Blog do PVC:

"...A punição individual, prisão de criminoso, é a única solução que dá certo em qualquer lugar do mundo. A torcida do Liverpool não deixou de ser violenta por ser excluída da Europa depois da tragédia de Heysel, em 1985. Havia hooligans de Liverpool na Alemanha, três anos depois, entre os 381 ingleses detidos durante a Eurocopa de 1988. Os que não se envolveram mais em brigas foram presos ou se intimidaram por conhecerem histórias de amigos encrencados com a polícia.
É uma espécie de Lei Seca. O cara só para de cometer delitos se souber que vai pagar caro por eles..." (na íntegra aqui)

---





---
RSS - Twitter - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário