sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Os desfalques que mais preocupam: os laterais

4-2-3-1 é O esquema!
Desde a contratação de Wellington Saci e Maranhão, minhas expectativas com relação ao acesso aumentaram bastante. Não devido a "grande" qualidade dos dois laterais que chegaram pra vestir a camisa titular, mas devido as deficiências de seus antecessores em atacar.

Heracles surgiu como lateral rápido, que avança, mas já mostrou que não tem poder de definição. Até chega próximo da área, mas na hora do passe ou do chute, erra sempre. E defendendo não precisa nem falar nada, virou a já famosa avenida Heracles.

Gabriel Marques chegou dizendo que é praticamente um zagueiro, e não mentiu. Jogou anos formando o lado direito da primeira linha de 4 de um 4-4-2 clássico, onde os laterais não sobem nunca. Defendendo tem suas qualidades, mas atacando, zero.

E em jogos de Série B, com os campos horríveis, marcação pesada e falta de criatividade no nosso meio campo, as subidas dos laterais se tornam a melhor alternativa para as jogadas ofensivas.

E foram justamente as jogadas de ultrapassagem com os novos laterais que me empolgaram no início da partida contra o ABC, finalmente uma alternativa para a falta de criatividade no meio.

Pois é, mas logo isso mudou. Com a contusão de Wellington Saci, o lado esquerdo já ficou totalmente comprometido, com Heracles e Bruno Costa (o "Chama Gol") alterando a titularidade por ali. Maranhão continuou subindo, mas sem ajuda, já que baixou o Adilson Batista no Jorginho, e ele resolveu escalar 3 volantes, as vezes com o melhor deles, João Paulo como principal marcador.

Teoricamente, a chegada dos novos meias Henrique, Felipe e Elias deve ajudar nesse sentido, mas agora Maranhão também se machucou. Ou seja, novamente vamos de Heracles e Gabriel Marques, complicou!

O jeito será dar liberdade para os meias e atacantes abrirem pelas laterais, e quando isso acontecer João Paulo deve preencher a posição de meia, arriscando seus bons chutes por ali.

Vamos torcer!

---

Meu 11 para sábado, no esquema que eu mais gosto, o 4-2-3-1:

Weverton; Gabriel Marques, Manoel, Cleberson, (improvisa profexô), Derley, João Paulo; Felipe, Liguera, Henrique; Marcão.

SRN

---
Blog do Duune no Facebook
Camisas do Furacão com preços acessíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário