quarta-feira, 8 de agosto de 2012

4-2-3-1, eu avisei!

Como o título já diz, eu gosto do 4-2-3-1, e ontem o Atlético mostrou que o esquema é promissor com esse elenco. (4-2-3-1, eu avisei!)

No início do ano eu defendia o 4-3-3, pelas qualidades do elenco. Cheio de atacantes rápidos que gostavam de jogar pelas pontas, com poucos meias de qualidade e sem laterais minimamente qualificados, o esquema favorito do então técnico Carrasco era o que melhor podia ser feito com o que tínhamos. Corremos muitos riscos, o que fez a diretoria "obrigar" Carrasco a mudar, aí a coisa desandou.

Veio Jorginho, e com ele um time inteiro de reforços que mudaram completamente o perfil do elenco. Hoje temos 5 meias que podem disputar posição: Paulo Baier, Liguera, Felipe, Elias e Henrique. Ainda temos Harrison correndo por fora. Atacantes, vendemos os melhores (ou menos piores) e trouxemos Marcão, um "Bruno Mineiro sem uruca". Então porque não explorar essa nova qualidade do elenco, formando a já famosa linha de 3 meias armando as jogadas pro atacante centralizado, e chegando pra concluir?

Pois é, com a estreia de Elias como titular isso aconteceu, e o Atlético voltou a jogar um bom futebol, pelo menos no primeiro tempo.

O jogo

Com Felipe e Henrique abertos, com Elias centralizado, e João Paulo e Derley se revezando nas subidas, o Atlético dominou o meio-campo durante praticamente todo o primeiro tempo.

Ok, até aí tudo perfeito.

Mas no segundo tempo um possível problema futuro ficou evidente: e sem Elias, como fazer?

Felipe foi pro meio, e participou bastante da partida, apesar de errar MUITO. Henrique até tentou, e na única jogada que conseguiu dar sequência deixou Marcão na cara do gol pra matar o jogo.

Entrou Ricardinho, e como sempre foi um DESASTRE. Marca mal, faz faltas constantemente, não finaliza bem, erra passes bobos... enfim, só atrapalha.

Ontem, pela formação do banco, Marcelo seria a melhor opção, e ele entrou depois, no lugar de Henrique.

Cornetada

Terão casos em que manter a formação com 3 MEIAS será importante, aí podem entrar Paulo Baier ou Liguera, fazendo a "meiuca" que Elias estava fazendo.

Lembro bem de ter falado que Paulo Baier ainda poderia ser útil neste ano, e aí está a função que ele pode exercer.

Melhores do jogo

Maranhão, Elias e Weverton



Ps.: impressionante como laterais bons fazem diferença depois de sofrermos com vários horríveis.

---
Blog do Duune no Facebook
Camisas do Furacão com preços acessíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário